22/08/2023


Geral Guarapuava

Trianon terá brinquedos inclusivos

imagem-106347

Jonas Laskouski com informações da Secom

Guarapuava – Confesso que ver a revitalização e a reforma do Parque Trianon, as chamadas quadras de esportes, atrás do Ginásio do bairro, me dá uma alegria imensa. E não estou aqui puxando saco de Prefeitura nem de secretaria alguma, mas falando como cidadão guarapuavano que ama sua cidade e quer o melhor para ela e sua população. E tenho certeza que muitos moradores, principalmente do Trianon e do jardim Pérola do Oeste, hão de concordar. 

O Parque Trianon está localizado entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e 17 de Julho e em breve voltará a ser uma ótima opção de lazer. As obras em andamento preveem a reforma das quatro quadras de esporte poliesportivas, além da construção de uma ciclovia e ciclofaixa, 1.200 metros de pista de caminhada e implantação de uma travessia elevada na Rua das Dálias, ligando uma parte do parque a outra.

De acordo com o Secretário de Esportes e Recreação, Celso Góes, as quadras do Trianon têm cerca de 30 anos e nunca passaram por manutenções expressivas. “Nosso objetivo é promover a qualidade de vida e o bem-estar dos guarapuavanos através do incentivo à prática de esportes. Com a revitalização do parque, a população vai contar com mais um espaço para se exercitar e se divertir”, destaca.

A obra ainda terá revitalização de cinco caixas de areia onde – pela primeira vez na história do município – será construído um parque infantil com brinquedos inclusivos (para crianças portadoras de necessidades especiais), além da instalação de uma ATI (Academia da Terceira Idade), construção de uma quadra de grama sintética com medidas oficiais e iluminação própria, revitalização, manutenção e ampliação da iluminação já existente e a colocação de bancos e lixeiras. Também será feito a ligação da Rua das Camélias, cortando o parque e melhorando o fluxo viário da região.

As obras do Parque Linear do Trianon são realizadas através de um convênio entre a Prefeitura de Guarapuava e o Governo Federal, no valor de R$ 460 mil. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Esportes e Recreação com a Secretaria de Habitação e Urbanismo de Guarapuava. 

A RedeSul de Notícias recebeu um e-mail de um leitor dias atrás questionando "o motivo da Prefeitura de Guarapuava reformar quatro quadras de esporte, sendo que essa verba poderia ser investida em coisas mais importantes".

Eu mesmo respondo, querido leitor. Todas as secretarias do município recebem verbas específicas para os fins necessários. Além de saúde, educação e segurança, uma cidade também precisa investir no bem estar de seus cidadãos, proporcionando lazer. E uma das propostas é justamente cuidar das áreas verdes, para que a população possa usufruir de benefícios que levem à prática de esportes, evitando o sedentarismo, consequentemente prevenindo doenças que possam futuramente fazer com que essa mesma população precise de cuidados médicos. Mas essa, é a minha opinião.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo