Lizi Dalenogari
Guarapuava – Era chamado de Posto de Atendimento 24h, mas para quem conheceu ou precisou utilizar sempre soube que nunca ofereceu infraestrutura para estes atendimentos em caso de urgência e emergência. Falamos da UBS e Urgência do bairro Primavera. Na tarde deste sábado (13), os moradores receberam finalmente a unidade com novo espaço, reformado e ampliado.
A nova Unidade Básica de Saúde será destinada aos moradores do bairro e de toda a região. Isso porque, além de ser uma UBS, o local abrigará uma Urgência e Emergência 24h, agora sim, com toda a estrutura para isso.
A secretária municipal de Saúde, Renata Araújo, explica a funcionalidade da unidade mista. “Das 7h da manhã até as 17h, o atendimento será realizado pela equipe da saúde da família, atuando com os moradores do bairro Primavera. A partir das 17h e seguindo até as 7h do outro dia, quem entra em ação é a equipe da Urgência e Emergência, transformando o lugar em um ponto de atendimento 24h para todos os moradores da região”.
A UBS foi reformada com recursos próprios da prefeitura e do Ministério da Saúde. No total, mais de R$500 mil foram utilizados para a reforma e ampliação do local. Médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares já iniciam suas atividades nesta segunda-feira (15).
Ilda Pattat, de 75 anos se emocionou ao entrar na nova unidade. “Estava ansiosa prá conhecer. Falavam nas rádios que não ia mais ter atendimento aqui, que nunca mais iria abrir. Olha aí a mentira deles caindo por terra. Que espaço mais lindo prepararam prá nós. Tudo novinho e do jeito que tem que ser. Dá gosto de vir nem que seja só prá passear”, diz sorrindo.
A reforma foi realizada em três etapas. A primeira contou com a ampliação e reforma de toda a unidade. Já na segunda fase foi feita a troca do telhado e, finalizando a reforma, a construção do acesso da ambulância. “Realizamos aqui muito mais do que uma revitalização. Equipamos a UBS Primavera com a compra de todos os equipamentos para melhor atender a população e aumentamos o espaço para o funcionamento e atendimento. Como tinham coragem de chamar este local de atendimento 24h se nem acesso para a ambulância existia. Nós ampliamos esta unidade para resgatar a verdade e acabar com a mentira que foi instalada de que era uma unidade 24hrs. Como se chamar uma unidade de PSF em atendimento 24hrs, somente por uma placa e não por sua real funcionalidade, fosse verdade. As pessoas sabem muito bem que se chegasse aqui uma pessoa esfaqueada, acidentada, em risco de vida, a primeira coisa que faziam era chamar o Samu correndo para tirar o paciente daqui e despachar para outro lugar, porque nunca teve estrutura de urgência, emergência, nunca. Poderia até ter profissionais dedicados, médicos, enfermeiros, auxiliares que agüentavam o rojão, mas não tinham estrutura para um caso mais urgente”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Janete Ramos, moradora do bairro há 30 anos, não continha a alegria ao visitar cada sala reformada. "Olha prá isso. Tudo num capricho que dá gosto. Dá prá ver que pensaram em cada detalhe. Até o doente se sente melhor sendo medicado numa sala desta, com esta poltrona confortável. Um dia muito feliz prá nós moradores", diz emocionada.
“Quando nós ampliamos foi para criar um novo espaço capaz de realizar atendimento de urgência e emergência. Um lugar capaz de estabilizar um paciente em estado grave, até que possa abrir uma vaga em um centro cirúrgico de um dos hospitais ou na UTI de um hospital se for necessário, assim como nós temos na UPA. Espero sim que ninguém de vocês tenha precisado conhecer a sala de estabilização da UPA, ela tem uma mini UTI lá dentro e nós fizemos a mesma coisa aqui, agora prá vocês da Primavera e de toda a região”, enfatizou o prefeito.
OUTRAS MELHORIAS
“O bairro Primavera, nos três últimos anos, recebeu várias melhorias, entre elas a marginal, a instalação do Hospital Regional, da Universidade Federal do Paraná, reforma do Museu, pavimentação de ruas e agora, para engrandecer ainda mais este lugar, estamos entregando esta unidade de saúde. Lembro muito da nossa luta pelo bairro, que tinha várias reivindicações e, aos poucos, esta realidade está mudando e mudará ainda mais com a duplicação da PR 466, com recursos garantidos que obtivemos como membro da Comissão de Orçamento da Assembléia ainda para este ano. O povo da Primavera merece estas conquistas”, numerou a deputada estadual Cristina Silvestri, durante discurso na entrega da unidade.
Nos últimos três anos, Cesar Silvestri Filho já entregou 11 UBS (reformadas, ampliadas, novas ou revitalizadas). “Estamos cumprindo nosso propósito de transformar a saúde guarapuavana. É uma alegria imensa e um alívio estar aqui hoje. Quando iniciamos esta obra sabíamos o que estávamos fazendo e fomos criticados de todas as formas e estamos aqui hoje, para entregamos uma estrutura de verdade, que dure ao menos mais 20 anos. A partir de agora, aqui vocês terão, de verdade, um atendimento 24h”, destacou Cesar.
A Banda Jovem Maestro Leonel Rossetim emocionou os moradores que prestigiaram a entrega. “Eles são um orgulho prá nós. Dá gosto de ir em todo o lado pra prestigiá-los. Tocam tão bem e são tão jovens. Feliz demais de vê-los abrilhantando a entrega do nosso novo posto. Agora assim dá gosto”, conta Elísia Almeida, de 49 anos, moradora do bairro há mais de 15 anos.