Da Redação,com assessoria
Guarapuava – Na noite dessa segunda feira (09), teve início a IV Jornada Integrada de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social da Faculdade Guairacá que nesta edição traz como tema ‘Políticas Públicas e Diversidade’.
Segundo os organizadores, a proposta da jornada é contribuir para o conhecimento das diversas políticas públicas e seu enfoque na questão da diversidade, além de possibilitar a discussão sobre a temática a fim de acrescentar elementos para a formação e prática profissional.
O convidado na abertura do evento foi o mímico Everton Ferre, que deu um verdadeiro show de teatro e expressão corporal. Ele, que hoje é considerado um dos maiores mímicos do Brasil, em sua infância chegou morar na rua por um período e durante o espetáculo contou um pouco da sua difícil trajetória e como superou os obstáculos sem se deixar influenciar.
Usando mímica e interagindo, ele divertiu e arrancou boas gargalhadas do público com situações engraçadas do nosso dia a dia. “Essa é uma forma de despertá-los para a arte e o teatro de rua, possibilitando também uma reflexão sobre a própria vida”. A apresentação propôs reflexões, enfocou questões morais, aquisição de valores e conhecimentos através da diversão. O coordenador do curso de Psicologia da Guairacá, professor Antonio Alexandre Pereira Junior, que já teve a oportunidade de acompanhar o trabalho do mímico em outras ocasiões, disse que se encanta a cada apresentação. “Everton mostra com sensibilidade sua história de vida e de luta por um mundo mais respeitoso. Através de sua arte, ele nos faz refletir sobre direitos humanos, preconceito, discriminação, entre outras questões, além de alertar para o fato de que pequenas atitudes podem contribuir para mudar o mundo ao nosso redor”.
Ao final, o ator autografou exemplares do livro ‘Mímico Everton’, que conta a trajetória de seus 30 anos nos palcos.
A IV Jornada Integrada de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social da Faculdade Guairacá segue até a próxima quinta feira (12) com a realização de palestras com temas pertinentes à atuação profissional como: psicologia e relações étnico-raciais, políticas públicas e a visibilidade de gênero, a importância do ensino superior para o desenvolvimento regional, educação indígena, saúde mental e educação, educação no campo e violência em contextos educativos. A semana de estudos tem seu encerramento na sexta feira (13) com a apresentação de resumos expandidos.