Da Redação
Guarapuava – Algumas associações de Guarapuava, que trabalham em prol de crianças e adolescentes, receberam um repasse referente a doações de imposto de renda. O valor total somou mais de 950 mil reais e vai ser usado pelas instituições nos projetos desenvolvidos por cada uma delas durante o ano.
Essa verba é repassada pela Prefeitura Municipal, através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), e vem de doações de empresários e pessoas físicas que demonstram esse interesse na declaração de imposto de renda.
As assinaturas dos contratos foram firmadas em uma solenidade na tarde desta sexta feira (03) no gabinete do Prefeito. Além das presenças de autoridades e políticos municipais, diretores e presidentes das associações beneficiadas também estiveram no evento e puderam mostrar o trabalho desenvolvido e o destino dado ao dinheiro recebido.
Dinari Estrela é a atual presidente do Centro de Nutrição Renascer. Ela conta que esse dinheiro recebido ajuda para que os trabalhos continuem. “O Renascer recebe o rapasse do FIA desde que o Fundo foi instituído. Esse dinheiro não garante todo o trabalho, pois os gastos são muito maiores, mas isso ajuda muito”, comenta.
Outra entidade que recebe o repasse é a Associação Canaã, que é beneficiada pela ação desde 2008. “Com esse dinheiro que recebemos, conseguimos pagar cinco cuidadores aqui durante um ano. Como somos uma ONG, vivemos apenas de doações, por isso é importante que os empresários vejam que eles não estão tirando dinheiro da empresa, mas sim destinando o valor do imposto que eles já pagam para projetos que eles conhecem”, ressalta Anderson Kasnocha, atual presidente da Associação.
De acordo com o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a prefeitura tem apenas a missão de articular as conversas para que o dinheiro oriundo dos impostos seja aplicado em projetos para o bem da comunidade. Ele comenta que muitos empresários ficam com receio de declarar esse dinheiro e serem pegos da “malha fina”, porém assegura que não há nenhum perigo. “Esses recursos financiam muitos projetos legais que são fundamentais para nossa cidade. A prefeitura trabalha para intermediar esses recursos entre as empresas e para que isso chegue até as associações”, explicou.
As instituições que assinaram o contrato de repasse nesta tarde foram: Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, Associação Canaã, Cáritas Sociales, APAE, Centro de Nutrição Renascer, Centro Educacional João Paulo II e Instituto Dom Bosco.