Bárbara Franco
Guarapuava – Profissionais da Saúde de Guarapuava que fazem parte do programa Melhor em Casa alertam aos fãs de festas juninas e julinas para que redobrem a atenção e tomem alguns cuidados nesses períodos de festas. O aviso é dado em uma época do ano em que é comum a queima de fogos de artifícios e brincadeiras com balões e em volta de fogueiras, as quais podem causar graves acidentes com queimaduras.
De acordo com o enfermeiro e membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Evandro de Borba, nesta época do ano o número de acidentes com queimaduras é expressivo e chega a quadruplicar em Guarapuava e região.
“As queimaduras mais comuns são as por liquido aquecido, seguida da queimadura térmica ocasionada pelo fogo. A queimadura química também é bem expressiva devido ao uso de soda caustica para limpeza doméstica e por último a queimadura elétrica, que também tem ocorrido com frequência”.
Segundo o enfermeiro, as crianças são o público mais afetado, por isso a atenção deve ser redobrada.
“Muitos dos acidentes com as crianças são causados pela falta de cuidados. Se um adulto já corre o risco de se queimar e não se recuperar totalmente, as crianças correm esse risco em dobro”.
Para os pais que organizam festas juninas, Evandro orienta que os produtos inflamáveis fiquem longe do alcance de crianças. Também é necessário redobrar a atenção com crianças próximas de fogões convencionais ou à lenha, isqueiros, fósforos, álcool ou produtos do gênero.
"O ideal é sempre designar um responsável para cuidar das crianças enquanto os demais adultos preparam a alimentação".
Queimadura em perna de bebê causada por água quente de chimarrão (Foto: Divulgação/Melhor em Casa)
As principais sequelas deixadas pelas queimaduras provocadas por fogos de artifício, por exemplo, são manchas e cicatrizes retráteis, que encurtam a pele e comprometem os movimentos. Lesões na córnea e até casos de amputação de membros também costumam ser registradas.
“Quando acontecer algum acidente envolvendo queimadura, retire jóias, relógio, piercing ou qualquer objeto que esteja no membro afetado. Nunca coloque aplique no local como pasta de dente, borra de café ou pomadas desconhecidas. Molhe a região queimada com água fria em abundancia, cubra com um tecido limpo e procure uma unidade de saúde. Não se deve passar gelo no local, pois pode aumentar a queimadura”.
Com relação ao número de atendimentos em Guarapuava e região, Evandro explica que não é possível dimensionar, mas afirma que o volume é alto devido aos atendimentos feitos pelos bombeiros e pelo SAMU.
Dia Nacional de Luta contra Queimaduras
Nessa segunda feira (06) foi o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. A campanha acontece nesta época do ano devido ao aumento de queimaduras devido ao frio e as festas juninas e julinas. O objetivo é alertar a população para que tenham mais cuidados na hora de manejar objetos causadores de queimaduras.
Em Guarapuava, algumas ações de prevenção como palestras, orientações, propagandas entre outras atividades, devem acontecer durante todo o mês de junho.