22/08/2023
Guarapuava Saúde

Apesar do frio, combate ao Aedes aegypti continua em Guarapuava

imagem-113020

Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava –  Com a chegada do frio os casos de dengue tem diminuído, mas a prefeitura de Guarapuava continua realizando ações de combate ao Aedes aegypti. Nesta quinta feira (09), foi a vez do bairro Santa Cruz receber a visita dos agentes da Secretaria de Saúde, que realiza um mutirão para vistoria das casas. 

Todo dia 09 é realizada uma ação de conscientização. De acordo com o coordenador do projeto, José Airton Klowoski, a orientação e explicação para as pessoas não pode parar. “Estamos buscando diminuir cada vez mais a probabilidade de casos da doença aqui em Guarapuava. Vamos continuar orientando e explicando para a população tudo que é necessário, como se prevenir, o que não fazer e quem procurar. Desta vez estamos distribuindo folhetos também”, destacou.

Os agentes fazem um trabalho de limpeza e conscientização sempre buscando que o mosquito não se prolifere, e foi com este objetivo que a ação chamou a atenção da moradora Geni Wachikivski. “É bom saber que o pessoal está acompanhando tudo isso. Já vi vizinhos que não tomam cuidado com a água parada. Com essa iniciativa quem sabe muitas pessoas se conscientizem. Com certeza essa ação tem muita importância, já que eles estão buscando diminuir o risco da doença aqui em Guarapuava”.

O combate contra o mosquito acontece o ano todo no município, pois este é um período mais chuvoso e que o acúmulo de água é mais constante. Lembrando que o mosquito transmissor Aedes aegypti é responsável por doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya. Em caso de dúvida é possível entrar em contato com a Vigilância Sanitária: (42) 3624-4519.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.