Da Redação
Guarapuava – As fortes geadas que atingiram a região nos últimos dias anteciparam um problema já tradicional para o Corpo de Bombeiros para os meses de julho e agosto: as queimadas, ou incêndios ambientais.
Somente nessa segunda feira (13), o Corpo de Bombeiros de Guarapuava atuou no combate a nove incêndios ambientais. O número de registros é maior, mas somente os que exigem combate são registrados nos boletins oficiais. Outro fator que está contribuindo para a rápida propagação das chamas são os ventos que estão soprando na região.
Os bombeiros alertam a população para que não realizem as queimadas, principalmente na área urbana. “Como o mato está seco, as chamas se propagam rapidamente e fogem do controle de quem ateou fogo. As ocorrências estão aumentando e há mais previsão de geadas, o que aumenta o alerta”, explica o bombeiro Beltrão.
A previsão do Simepar é de que as chuvas voltem ao Estado a partir da próxima quinta feira (16), o que deve reduzir a ocorrência de incêndios ambientais.