22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuava sedia em setembro Encontro de Inspeções Sanitárias

imagem-114587

Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava  – Qualidade é fundamental quando se trata de produtos voltados à alimentação das pessoas. Para divulgar cada vez mais visão, a Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária-Núcleo Centro-Oeste, com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), abriram inscrições para os interessados em participar do VI Encontro Estadual das Inspeções Sanitárias do Paraná e III Encontro de Saúde Pública do Estado do Paraná. 

Numa programação que abordará várias questões ligadas à à conformidade dos alimentos às normas vigentes, os eventos são voltados a profissionais tanto de inspeções sanitárias, nas esferas federal, estadual e municipal, quanto àqueles que atuam em indústrias do ramo alimentício, como veterinários, zootecnistas ou engenheiros de alimentos, entre outros. A programação acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro deste ano, no Sindicato Rural de Guarapuava. Mas já é possível inscrever-se no site da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária Núcleo Centro-Oeste (clique aqui).

Para a presidente do Núcleo Centro-Oeste da SPMV e chefe do escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) em Guarapuava, a médica veterinária Ana Lúcia Menon, participar dos encontros é uma oportunidade para os profissionais das inspeções sanitárias de ter contato com informações sobre as questões e discussões atuais a respeito de normas e controles de qualidade no segmento alimentício. Ana Lúcia ressaltou que, com este objetivo, os organizadores buscam convidar para os encontros, realizados a cada dois anos, nomes de destaque em suas áreas de atuação. Nesta edição, assinalou, os convidados mais uma vez deverão apresentar perspectivas importantes sobre assuntos que vão desde a qualidade do leite até o modelo de inspeção sanitária que a sociedade deseja.

“A gente tem visto (os eventos) como uma ferramenta para os profissionais (da inspeção sanitária), porque as mudanças são sempre constantes”, disse. Na fabricação, citou, hoje são várias as empresas que já aplicam padrões de qualidade durante todo o processo de elaboração, para que o produto final esteja dentro dos critérios exigidos; de outro lado, o Código do Consumidor, acrescentou, também levou as pessoas a cobrarem qualidade. Ana Lúcia prevê que os encontros deverão contar com a presença de participantes de Guarapuava e região. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.