Da Redação, com Sindicato Rural
Guarapuava – A segunda feira (18) amanheceu com temperaturas próximas de zero no centro-sul paranaense. Em Guarapuava, de acordo com o Simepar, a mínima de hoje ficou em 0,6°C, entre 1h e 2h da madrugada. Com isso, segundo informou a regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) no município, houve ocorrência de geadas, com intensidades entre moderada e forte, nas baixadas.
Na equipe do Departamento de Economia Rural (Deral), que realiza os acompanhamentos de safra, Dirlei Manfio comentou que o trigo atravessou este momento sem sofrer danos, já que grande parte das lavouras se encontra na fase vegetativa. Ele observou ainda que, neste ano, o plantio da cultura está um pouco adiantado em relação a 2015: na data de hoje, 18, o percentual estimado é de 95% de um total que deverá girar em torno de 53 mil hectares (considerados os 12 municípios da regional da SEAB). Na safra passada, nesta mesma época, o índice era de 70%.
No entanto, segundo completou, a atual área do trigo significa uma redução de 27% frente aos 60.350 hectares do ano passado. As lavoura plantadas neste momento, anteviu, deverão ser colhidas até início de dezembro.
Pastagens de inverno, acrescentou Manfio, também passaram por mais esta noite de frio sem danos significativos.
Para esta terça (19), as baixas temperaturas deverão continuar marcando o tempo no centro-sul do Paraná: o Simepar prevê para Guarapuava mínima de 1°C e máxima de 19°C, de novo com geada.