22/08/2023
Guarapuava

Corrida atrás do tempo!

imagem-115633

Embora o prazo para a realização das convenções municipais esteja vigorando, muita coisa ainda está para acontecer em Guarapuava.

O PT saiu na frente e já oficializou a candidatura do médico Antenor Gomes de Lima a prefeito do município. Não apenas ganha tempo, como também conseguiu reverter a posição do PMDB e atraiu o apoio para si, somando 12min47seg no horário da propaganda gratuita na TV e no rádio. O PMDB e o PT são os partidos que mais possuem tempo – o PT tem 12min67seg. Esses tempos mais minutos e segundos do PC do B, PTC e PEN – já confirmados na coligação – dá a Antenor 28% do tempo nos blocos diários, mas até os próximos dias, essa soma poderá aumentar, já que mais três ou quatro partidos acenam com simpatia à candidatura de Antenor.

Mas quem está com a fatia maior no horário gratuito disponibilizado pela Justiça Eleitoral, se houver coligação, será o PSB, PTB, PV, PSDB, Dem e PP: 37% para o candidato a prefeito.

Caso não haja confirmação da majoritária, os partidos ligados à Família Mattos Leão – PS–, PTB e PV – estarão à solta podendo agregar minutos preciosos a quem atraí-los. Já o Grupo Carlista anunciou que não coligará para a majoritária, caso haja a desistência de Leonardo.

Num cenário onde o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), eventualmente, possa atrair o Grupo Mattos Leão, alimentaria o discurso da oposição sobre a união das oligarquias. Também complicaria as eleições a deputado estadual já que os dois grupos possuem representantes na Assembleia: o próprio Artagão Junior e Cristina Silvestri.

Com 13 partidos coligados – PPS, PSC, PDT, PRB, PMN, PRP, PRTB, PHS, PSN, PR, PSD, Pros e Solidariedade – Cesar Filho corre o risco de ter a maior aliança, entretanto, com o menor tempo da propaganda eleitoral gratuita.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.