22/08/2023
Guarapuava

Editora Unicentro lança livro na Bienal de São Paulo

imagem-118230

Guarapuava – A 24a. Bienal Internacional do Livro de São Paulo terminou neste domingo (04). O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que apresentam seus mais importantes lançamentos para mais de 700 mil visitantes.

A Eduni, Editora Unicentro, da Universidade Estadual do Centro-Oeste esteve presente expondo suas publicações e pela primeira vez, fazendo o lançamento de um livro. Entre falos e falácias: invisibilidade negra em Tocaia Grande, de Jorge Amado, do professor Dejair Dionísio, do Departamento de Letras da universidade, "desenvolve uma análise crítica literária sobre a violência que envolve as personagens negras no romance Tocaia Grande, de Jorge Amado, e o mito de fundação das cidades no Brasil, principalmente no recôncavo baiano onde é narrada a história, envolvendo disputa de terras, por volta do início do século XX.

Procurando evidenciar o despertencimento e a invisibilidade do homem negro no romance, o autor se debruça em problematizar a narrativa que envolve o personagem Tição Abduim, Tição Aceso ou simplesmente negro Castor Abduim e a sua peregrinação pela obra, passando pela amizade com o libanês Fadul Abdala e toda a sorte de mulheres com as quais Tição se envolve, mas com a marca da ironia típica amadiana, na tentativa de estabelecer o encontro “amistoso” entre tipos étnicos e socialmente diferentes.

A partir do mito da potência sexual, pouco discutida na literatura brasileira, mas convocada especialmente nessa obra, o autor ainda se debruça na análise das manifestações afro-brasileiras, dando ênfase ao Candomblé praticado na Bahia, na denúncia do estupro travestido em consentimento velado, de perseguições às religiões de matriz africana, problematizando questões atuais que envolvem as práticas discursivas anti-negras, que buscam invisibilizar e manter à margem essa população.

Leitura leve mas instigante, com pequenos capítulos que lembram ensaios."

Sucesso, professor e claro, sucesso equipe Eduni.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.