22/08/2023
Guarapuava Política

Zeca Dirceu comemora novos cursos de medicina no Paraná

imagem-119571

Da Redação, com assessoria

Brasília – O deputado federal Zeca Dirceu (PT) comemora a liberação dos cursos de medicina em qautro cidades paranaenses, incluindo, Guarapuava. Nesta terça feira (27), o Ministério da Educação divulgou, no Diário Oficial da União, o resultado final da chamada pública com a lista das instituições de educação superior selecionados e classificadas para implantação dos cursos, referente ao programa Mais Médicos. Com isso, passam a ser ofertadas até 2.460 vagas para formação de médicos em até 39 cidades brasileiras. Sediarão os cursos de Medicina no Paraná, as instituições de ensino, Faculdade Campo Real em Guarapuava, FADEP de Pato Branco, Universidade Paranaense (Unipar) de Umuarama e Faculdade Integrado de Campo Mourão. 

“Estou muito feliz e entusiasmado com essa ótima notícia. Participei ativamente, junto às instituições desde o início do processo, sempre incentivando, apoiando e fazendo o meu papel na Câmara para que não houvesse nenhum prejuízo ao nosso estado e pudéssemos ser contemplados com os cursos”.

 Agora, as mantenedoras de ensino selecionadas apresentarão ao MEC a garantia de execução, conforme previsto no Edital,  até o dia 11/10/2016. Após o cumprimento desse requisito, passa-se a assinatura do termo de compromisso, que deve ocorrer ainda no mês de outubro. Com isso, as instituições que deverão comportar os cursos devem agilizar as questões técnicas e estruturais, para que se possa, assim, dar início ao processo de vestibular.
 
O trâmite havia sido suspenso em outubro de 2015, por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), e retomado este ano, após julgamento do mérito pelo colegiado. O deputado federal Zeca Dirceu, idealizador da Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina no Congresso Nacional, se empenhou desde o início do processo junto ao MEC e TCU pela agilidade e concretização desse resultado.
 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo