22/08/2023
Agronegócio Guarapuava

Beto Richa estará em Guarapuava na sexta (07)

imagem-120119

Da Redação

Guarapuava – O governador Beto Richa (PSDB) estará em Guarapuava nesta sexta feira (07) durante a solenidade de inauguração conjunta de três grandes empreendimentos da Cooperativa Agrária, avaliados em R$ 800 milhões. A solenidade acontecerá na Unidade Guarapuava, às margens da BR 277, às 14h30. Também confirmaram presenças o prefeito Cesar Silvestri Filho, o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, o deputado federal Osmar Serraglio, o secretário de Políticas Agrícolas, Neri Geller.

A solenidade contempla a entrega oficial da ampliação da maltaria, a indústria de milho e o maior silo graneleiro do Brasil.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Agrária, com o incremento da capacidade produtiva anual de 220 mil para 350 mil toneladas, a Agrária Malte solidificou-se como maior planta malteira do país e a 11ª maior do mundo. Atualmente, a indústria detém 25% do mercado brasileiro de malte.

Já a indústria de milho passa a agregar valor a um dos mais importantes grãos produzidos pelo cooperado da Agrária, inclusive com produtividades muito acima da média nacional. A planta produzirá anualmente 180.000 toneladas de grits, flakes, germe e creme para o mercado cervejeiro e indústria alimentícia. Enquanto que o silo graneleiro, localizado estrategicamente às margens da BR-277, conta com capacidade estática de 277.000 toneladas, a maior do país, segundo a Conab (Companhia Nacional de Alimentos do Brasil). Com isso, a Agrária salta para uma capacidade de armazenagem total de 1,2 milhão de toneladas.

Os R$ 800 milhões em investimentos incluem ainda outras grandes benfeitorias e investimentos realizados em prol do cooperado da Agrária. Entre elas, destaca-se ainda a construção de um viaduto sobre a BR-277, que garantirá maior segurança e agilidade ao tráfego da região, por meio de investimento de infraestrutura rodoviária estritamente privado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.