Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Foi assinada na manhã desta segunda feira (17), no Palácio Iguaçu, a portaria que estabelece recursos para o bloco de atenção de média e alta complexidade ambulatorial para a implementação da Rede Cegonha em 20 municípios do Paraná, entre eles, Guarapuava. No município, o contemplado será o Hospital São Vicente de Paulo. Segundo a deputada Cristina Silvestri, o hospital vai receber recursos no valor R$ 1.106.703,36.
“A implementação da Rede Cegonha vai assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, ao parto e puerpério e às crianças, o direito ao nascimento seguro, o crescimento e desenvolvimento saudável".
Estiveram presentes no evento o governador Beto Richa, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a vice-governadora Cida Borghetti, o secretário de Estado da Saúde Michelle Caputo Neto, além de deputados federais e estaduais.
REDE CEGONHA
Rede Cegonha é um pacote de ações que garante o atendimento de qualidade, seguro e humanizada para todas as mulheres. O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confirmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança. Tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).