22/08/2023



Guarapuava Saúde

1ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário alerta para a saúde desses profissionais

imagem-122118

Jonas Laskouski 

Guarapuava – Sem dúvida, entre as profissões mais estressantes estão as de quem trabalha no sistema penitenciário brasileiro. Não é à toa que, um estudo inédito feito no Paraná, constatou que boa parte desses profissionais estão doentes e levando para o ambiente familiar e social, parte do sofrimento psíquico vivido nas cadeias. (Leia mais aqui)

Em Guarapuava não é diferente. Situações como a superlotação e a tentativa quase que constante de fugas na Cadeia Pública anexa à 14a. SDP, aumentam ainda mais o nível de stress dessa classe. Visando alertar para a necessidade de se dar mais atenção para a saúde dos trabalhadores penitenciários, começou ontem a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário. O evento vai até amanhã (10) e acontece no CRAG –  Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava.

Simultâneo ao evento, será lançada a publicação “Operários do cárcere: diagnóstico sobre a saúde e as condições de trabalho dos agentes penitenciários no Paraná”. A Semana de Saúde é uma realização do SINDARSPEN (Sindicato dos Agentes Penitenciários), Depen-PR (Departamento Penitenciário e Governo do estado, com apoio das secretarias municipais de Saúde.

Mais informações pelo 0800-645-1311 ou no site do sindicato, www.sindarspen.org.br

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo