22/08/2023



Guarapuava Saúde

Instituto Virmond lança campanha para a higiene das mãos

imagem-122191

Da Redação

Guarapuava – O Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza), em Guarapuava, lança uma campanha que visa a higienização das mãos para evitar a disseminação de infecções. O projeto está sendo desenvolvidos  na área geriátrica do Instituto Virmond (Santa Tereza) pelas acadêmicas da Faculdade Guairacá, Maria Gabriela Oliveira Mendes e Luciméri Pedroso em conjunto com a enfermeira supervisora do setor, Bárbara B Silvério, o enfermeiro Luiz Gustavo Duarte, responsável pelo Centro de Treinamento Hospitalar, a enfermeira Ana Claudia Gomes de Assis, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e a gerente de enfermagem, Jaqueline Haubert Koszalka.

A escolha do setor para dar início ao projeto, se deu devido ao tipo de clientela atendida (imunossuprimidos e pacientes submetidos a precauções) ser mais suscetível a infecções.

A metodologia escolhida foi a distribuição de cartazes de orientações quanto a importância da higienização das mãos pelos acompanhantes e pacientes e também o incentivo para que estes questionem a equipe de profissionais de saúde ao prestarem assistência ao paciente.

A equipe de assistência foi orientada a utilizar um botton com a frase “Pergunte-me se higienizei minhas mãos antes de te atender”. De acordo com a enfermeira Ana Claudia, a ideia já é utilizada em outras instituições com grande aceitação por parte dos profissionais e acompanhantes. "Aqui  na instituição a aceitação não foi diferente ". Segundo a enfermeira, após a  análise dos indicadores o projeto será estendido para os demais setores, visando o aumento da qualidade e segurança da assistência prestada aos usuários.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo