Bárbara Franco
Guarapuava – Eles são responsáveis pela coleta do lixo da sua residência, da sua loja, do edifício onde você mora ou trabalha, e também pela limpeza e a conservação das vias públicas de Guarapuava, por onde todos nós passamos diariamente. Faça sol ou chuva, todo santo dia, eles estão nas ruas recolhendo o lixo que produzimos. Porém, para prestar o serviço com qualidade, eles enfrentam algumas dificuldades. Uma delas é o descarte incorreto de materiais cortantes, como copos de vidros quebrados e garrafas. Recentemente, um coletor de lixo acabou levando aproximadamente seis pontos na perna ao se enroscar em uma sacola com cacos de vidros.
De acordo com o responsável pelo departamento de coleta de Guarapuava, Wilson Soares Batista, os cuidados para prevenir acidentes com objetos cortantes são bem básicos, como: colocar os vidros enrolados em jornais, caixinhas de leite ou caixas de sapato.
Manter os cães presos evita agressões no momento da coleta e não amarrar sacos de lixo nos portões ou grades facilita o recolhimento.
"É fundamental que cada um faça a sua parte, ajudando a aumentar a eficiência do trabalho dos coletores e a deixar Guarapuava cada dia mais limpa e bonita!", enfatiza Wilson.