22/08/2023
Geral Guarapuava

PM lança Operação Natal com reforço de efetivo

imagem-123403

Da Redação

Guarapuava – A Polícia Militar vai empenhar, neste mês de dezembro, todo o efetivo, incluindo pessoal administrativo, no reforço das ações de policiamento preventivo em todo o estado. As atividades fazem parte da “Operação Impacto II – Natal 2016” e serão feitas pela proximidade das festas de fim-de-ano e a aumento de circulação de pessoas e de dinheiro nas áreas comerciais.Em Guarapuava, o lançamento será nesta quinta feira (1º), às 14h na Praça Cleve, no Centro da cidade. 

Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel Arildo Luiz Dias, a Operação Natal visa dar um incremento no policiamento nas regiões comerciais, em todo o estado, em virtude do aumento de circulação de pessoas para as compras de festejos do final de ano, além da extensão do horário comercial até às 22 horas em muitas regiões. “Estamos fazendo um esforço a mais em prol do cidadão paranaense", disse o coronel. 

As equipes policiais desenvolverão todos os métodos de policiamento preventivo, com patrulhamento a pé, motorizado, a cavalo e aeronaves. Os trabalhos serão concentrados em locais pré-determinados, por meio de um planejamento estratégico, e com grande concentração de pessoas e de atividade comercial, atuando de forma ostensiva nas vias e locais públicos. Durante o dia e a noite os militares estarão nas ruas para trazer mais segurança à comunidade, incluindo finais de semana. 

Além dos grupos de cada unidade operacional – Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Radiopatrulha – as atividades serão desempenhadas por policiais militares que atuam no serviço administrativo, reforçando o efetivo nas ruas. 

Serão feitas abordagens a pessoas e veículos, vistorias e fiscalizações em locais públicos e estabelecimentos comerciais que possuem potencial para práticas delituosas. Haverá blitzes de trânsito nas vias com maior tráfego de pedestres e veículos e operações conjuntas com outros órgãos de segurança pública. O policiamento também será reforçado nas áreas residenciais. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.