22/08/2023
Geral Guarapuava

Guairacá encerra curso de extensão

imagem-124058

Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – O curso de extensão ‘Organização do trabalho pedagógico das escolas de educação básica na modalidade educação especial’ teve seu encerramento na Faculdade Guairacá. Essa foi uma proposta inédita no Estado do Paraná, conforme explicou uma das organizadoras, professora Carla Maria de Schipper.

“O curso teve por objetivo proporcionar aos 78 participantes, dentre professores de educação especial, pedagogos e diretores, momentos de aprofundamentos teóricos e discussão da proposta curricular das escolas de educação básica na modalidade especial, bem como, reunir, discutir e elaborar materiais e estratégias pedagógicas para o alcance das metas e objetivos elencados no currículo”.

O curso de extensão englobou seis áreas do conhecimento, sendo: Arte, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Foi ministrado pelos professores Carla Maria de Schipper e Wilian Junior Bonet, do Colegiado de Pedagogia, professora Lucia Virginia Viginheski do Colegiado de Matemática e pelas professoras convidadas Eglecy Lipmann, Iolete Ribeiro e Eliane Hycavei.

A carga horária do curso foi dividida em momentos presenciais e não presenciais, via plataforma MOODLE. Além dessas atividades, também foram ofertadas aos participantes duas palestras sobre métodos de alfabetização aplicados à crianças e adultos com deficiência intelectual e múltiplas, sendo o Método das Boquinhas, ministrado por Jeanine Elgersma, e Método ABACADA, ministrado por Cláudia Mara da Silva.

Segundo a professora Carla Maria, ao final do curso os grupos elaboraram uma base curricular comum, regionalizada, acrescida de sequências didáticas para ser aplicada no cotidiano de escolas especiais ou salas de recurso. “Os resultados positivos alcançados foram possíveis pois o curso de extensão foi sustentado na prática e nas experiências dos profissionais das escolas de educação básica na modalidade especial e professores de educação especial do município, mediado pelo conhecimento teórico e prático dos profissionais da Faculdade Guairacá e convidados”.

Os resultados de todos os grupos serão transformados em uma produção científica a ser publicada em 2017, contendo a apresentação do curso de extensão, referencial teórico, propostas curriculares e sugestões de sequências didáticas elaboradas pelos cursistas, tornando-se uma referência a ser utilizada por profissionais de educação especial da região e do Estado do Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.