22/08/2023
Guarapuava Política

Guarapuava tem apenas um título cancelado por três faltas consecutivas em eleições

imagem-128769

Da Redação

Guarapuava – O Cartório da Justiça Eleitoral de Guarapuava registra apenas um título de eleitor cancelado porque o titular deixou de votar nas três eleições consecutivas e sem justificativas de ausências. A informação é da chefe do Cartório, Maria Cristina Vitorino Alves.

Segundo ela, outros 16.527 eleitores tiveram o documento cancelado por falta do recadastramento biométrico. Estes já podem regularizar os títulos, comparecendo no Fórum da Justiça Eleitoral, em Guarapuava, até maio de 2018. “Estamos recadastrando desde novembro do ano passado”. De acordo com Maria Cristina, também está aberto o cadastramento para quem faz o título pela primeira vez e para quem deseja fazer a transferência do domicílio eleitoral.

COMO REGULARIZAR

Para ficar em dia com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve ir ao cartório eleitoral onde estiver inscrito, pagar a multa por não ter justificado a ausência do voto – de aproximadamente R$ 3,51 por turno ausente – e apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação oficial original: carteira de identidade (RG), carteira de habilitação, certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho ou passaporte que apresente a filiação;
  • Comprovante de residência original mais recente: contas de luz, água, gás, telefone ou envelopes de correspondência. Quem não tiver correspondências em seu nome, pode levar o comprovante em nome de outro familiar que mora na mesma residência, mais um documento que comprove o parentesco;
  • Título de eleitor e comprovantes de justificativa, caso houver.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.