Da Redação, com assessoria
Guarapuava – As palestras que estão sendo organizadas pela Maçonaria de Guarapuava e que serão gratuitas, irão abordar os temas depressão e suicídio. O evento será realizado no dia 11 de março às 14h no Sindicato Rural. |O evento é limitado a 200 pessoas.
Serão duas palestras durante o encontro: 'Compreendendo a Depressão', com o psicólogo Fernando Guiné e 'Suicídio: A melhor prevenção é o diálogo', com o psiquiatra José Cleber Feliciano Ferreira.
O organizador do evento, Flávio Augustus Burbulhan explica o porquê da necessidade da discussão destes temas: “Nós entendemos que a depressão e o suicídio podem ser vistos como um fenômeno que está atingindo o mundo todo. Sendo que o suicídio é uma consequência da depressão, uma doença que pode ser tratada. E não depende só do individuo que sofre com ela, mas geralmente é um fenômeno social, que depende também da sociedade em volta daquele individuo”.
Burbulhan acrescenta que sendo encarados como um fenômeno social, a depressão e o suicídio podem ser prevenidos com informação e diálogo. “As palestras vão abordar a visão, como identificar esses problemas e como agir para prevenir uma tragédia que acabe em suicídio. Acreditamos que assim estamos trazendo uma contribuição para a sociedade, desmistificando o tema e discutindo estes problemas. Como um fenômeno social, toda pessoa tem um pouco de responsabilidade e dever de ajudar a prevenir”, conclui o organizador.