22/08/2023
Geral Guarapuava

Obras do Salto São João entram em fase final

imagem-130684

Da Redação, com assessoria 

Prudentópolis – As obras de infraestrutura no Monumento Salto São João, em Prudentópolis, estão em fase final. Com investimentos de R$ 2,4 milhões, o Governo do Paraná quer transformar a área de 15 alqueires, que abriga uma cachoeira de 84 metros, em ponto de destaque para o turismo do município. 

No local, já está pronto um estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus. Um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio está recebendo os últimos ajustes na parte hidráulica, elétrica e retoques na pintura. A casa da guarda, local de 341 metros quadrados, que servirá para abrigar um vigia e pesquisadores do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), também está em fase de acabamento. A casa terá como destaque um sistema de aquecimento solar. 

Entre os próximos passos estão a construção de dois mirantes, um próximo ao centro de visitantes e outro ao lado da cachoeira. Os turistas poderão se deslocar de um mirante ao outro em uma ponte pênsil.

Os recursos para o Monumento Salto São João vêm do IAP, que será responsável pela administração do espaço. A obra, em todas as suas etapas, é fiscalizada e acompanhada pela Paraná Edificações.

“Estamos com 92% dessa obra pronta e trabalhando para entregar um belo ponto turístico para a cidade de Prudentópolis”, diz o diretor-geral da Paraná Edificações, Roberto Marangon. A expectativa é de que obra seja finalizada até o mês de agosto.

TERRA DAS CACHOEIRAS

Prudentópolis é conhecida como terra das cachoeiras gigantes. São mais de cem quedas com alturas que variam de 80 a quase 200 metros. O objetivo do Governo do Estado e da prefeitura de Prudentópolis é valorizar o turismo na região, explorando esse potencial natural.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.