Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A deputada estadual Cristina Silvestri anunciou a destinação de R$ 1 milhão em verbas parlamentares para o futuro Hospital do Câncer, em Guarapuava, que será construído num terreno de 20.000 metros quadrados doado pelo empresário Odacir Antonelli, na Cidade dos Lagos. O empreendimento social é resultado de uma soma de forças que já mobiliza diversos setores da Comunidade Regional, desde a noite do último sábado (1º) quando foi realizada o Jantar de Aniversário dos 104 anos do Hospital São Vicente de Paulo, no Pahy Centro de Eventos, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Além da doação do terreno e dos recursos parlamentares da deputada Cristina Silvestri, a Câmara Municipal de Guarapuava comprometeu-se a destinar as economias do Orçamento Anual para a construção, em uma união de esforços de todos os vereadores. Doações também serão coletadas junto à Comunidade, através de um Conselho Gestor, coordenado pelo empresário Odacir Antonelli.
A área, junto à BR-277 e PR-466, de fácil acesso para todos os municípios da Região, vai abrigar o Setor de Oncologia do Hospital São Vicente, com os serviços de radioterapia e quimioterapia. Para que o Hospital do Câncer venha a funcionar plenamente, com todos os serviços, será necessário a autorização oficial do Ministério da Saúde, mas o ministro Ricardo Barros antecipou que isso deverá ocorrer o mais breve possível, pois a Região Central do Paraná não dispõe de uma casa hospitalar com essa especialização específica.
O ministro Ricardo Barros foi a Guarapuava atendendo convite da deputada Cristina Silvestri, do provedor do Hospital São Vicente, Huberto Limberger, e do empresário Odacir Antonelli. No dia 27, eles mantiveram uma audiência com o ministro em Curitiba, solicitando que o Ministério liberasse a autorização para a transferência do Setor de Oncologia do São Vicente para a Cidade dos Lagos e a posterior implantação do Hospital do Câncer. No dia seguinte a este encontro, o ministro ligou para Cristina Silvestri comunicando que os técnicos anteciparam a viabilidade do projeto.
A deputada Cristina Silvestri ressaltou o caráter social deste grande empreendimento e o trabalho conjunto que está unindo diversos segmentos – do Hospital São Vicente e seus administradores, que viabilizam o projeto com uma gestão eficiente, passando pelos doadores, representados pelo empresário Odacir Antonelli, até o histórico de conquistas começado pelo ex-deputado federal Cezar Silvestri, que conseguiu recursos para viabilizar a radioterapia e deu início ao que no futuro breve será o Hospital do Câncer.
Cristina Silvestri também participou da entrega de 35 novos leitos para o Hospital São Vicente, na tarde de sábado. A deputada lembrou que Guarapuava nunca teve tantos recursos na área de saúde como hoje, destacando-se os investimentos no próprio São Vicente e também as obras do Centro de Especialidades e do Hospital Regional, que é a maior construção do Governo Beto Richa em todo o Paraná, a um custo de quase R$ 48 milhões.