22/08/2023


Geral Guarapuava

Militares do 26º GAC recebem preparação física e psicológica na Guairacá

imagem-133426

Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – Devido aos impactos positivos obtidos no ano passado, o Grupo de Artilharia de Campanha (26° GAC) buscou parceria integral esse ano com a Faculdade Guairacá para a preparação dos atletas que disputarão a Corrida do Facho, prevista para agosto. Essa parceria acontece pelo segundo ano consecutivo.

Espécie de corrida de revezamento, a Corrida do Facho é uma das mais antigas e tradicionais competições entre unidades militares, promovida pelo Exército Brasileiro por meio da 5ª Região Militar – 5ª Divisão do Exército (5ª RM 5ª DE). A primeira Corrida de Facho Militar foi realizada em Curitiba no Dia do Soldado, em 25 de agosto de 1937.

A Faculdade Guairacá contribui por meio das Clínicas Integradas Guairacá, na qual os atletas passam por avaliação física e treinamentos específicos, acompanhados por profissionais especialistas em Fisioterapia Desportiva. Atletas lesionados também recebem atendimento no centro de especialidades.

A preparação dos militares vai muito além da parte física. A psicologia também integra esse rol de profissionais e estará trabalhando todo o processo até a data da corrida. Para isso, a professora Jaqueline Puquevis de Souza desenvolveu o projeto de ‘Treinamento Psicológico para Esportistas’, composto por práticas das habilidades mentais (como autoconfiança, motivação, controle emocional, comunicação e concentração), indicado principalmente para provas de alto desempenho.

O primeiro encontro do Treinamento Psicológico para Esportistas foi realizado nessa quarta feira (10) no Laboratório de Metodologias Inovadoras da instituição. Na ocasião, foram realizadas avaliações de ansiedade, com escalas específicas como Sport Anxiet Scala e programa de metas. Segundo a professora Jaqueline, essa é uma maneira consciente de estabelecer metas para o alcance de resultados.

“O trabalho com enfoque nas metas em Psicologia do Esporte ajuda a estabelecer objetivos que melhorem o desempenho nas atividades esportivas propostas, buscando conjuntamente com o atleta focar os elementos mais importantes de seu desempenho”. O projeto contou com o auxílio dos acadêmicos do último ano do curso de Psicologia da Guairacá: Ana Pompeu, Antony Felipe de Oliveira, Juliano Ferreira, Luciane Waldhauer, Mario Lucas Farias e Meirielen De Oliveira Klossinak.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo