Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Guarapuava irá sediar nesta terça feira (30) às 9h30, no Sindicato Rural de Guarapuava, o encontro do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo). O secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, estará presente no evento
Um dos objetivos do programa é recuperar áreas de erosão, problema que voltou a acontecer com maior intensidade nas propriedades nos últimos anos. Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, 30% das propriedades paranaenses sofrem com processo de erosão nos mais diversos níveis.
A adesão do produtor rural ao Prosolo é voluntária. Um decreto do Governo do Estado prevê vantagens ao proprietário que aderir ao programa. O prazo de adesão vai até o final do mês de agosto.
O Prosolo possui quatro pilares estratégicos de atuação. Um deles, o primeiro, é a conscientização e a sensibilização dos produtores rurais, para que passem a adotar as boas práticas de conservação de solo e água nas lavouras, como terraceamento, curva de nível, descompactação e outras técnicas que visam a conservação, o melhoramento e a recuperação do solo.