Da Redação, com assessoria
Irati – Desde janeiro até o início de agosto, a Prefeitura de Irati vem realizando diversas melhorias no interior do município. Além da readequação das estradas e bueiros, a Secretaria de Serviços Rurais já reconstruiu 17 pontes – 16 de madeira e uma de concreto.
As equipes de obras no interior estão trabalhando de maneira intensa para suprir as necessidades dos agricultores que necessitam de boas vias. “Desde o início desta gestão, estamos empenhados em cumprir este trabalho de melhorarmos as condições das estradas para os produtores do município. E, além de arrumar a via, muitas pontes necessitam de reparos pelo desgaste natural do tempo”, explica o secretário da pasta, Anselmo Stadykoski.
Na localidade do Cadeadinho, a comunidade recebeu uma ponte de concreto de 8m de cumprimento por 5,5m de largura. “Entre as comunidades atendidas com novas pontes estão a Cachoeira do Palmital, Boa Vista do Pirapó, Monjolo, Linha B de Gonçalves Junior, Água Mineral e Linha Ordenança”, citou Stadykoski.
Este ano, a equipe adotou um novo padrão de tamanho das pontes no interior. “Antes, eram utilizadas nas pontes quatro vigas. Agora, nós estamos trabalhando com seis vigas, deixando todas com 5m de alargamento para que os caminhões e ônibus escolares passem com tranquilidade”, diz o secretário. De acordo com ele, muitos agricultores doaram eucaliptos, contribuindo com a construção destas pontes.
COMUNIDADE DE VALEIROS É ATENDIDA
Na semana passada, a localidade de Valeiros recebeu uma nova ponte. Os serviços foram concluídos no sábado (29). Os moradores estavam preocupados pela situação precárias das condições da passagem. “Estive na Prefeitura e solicitei este serviço. No outro dia já estavam fazendo a ponte e, no segundo dia, já estava funcionando. Estou muito contente pelo serviço e agradeço toda a equipe que fez este trabalho para nós”, disse o agricultor de Valeiros, Eduardo Czitorski, que esteve na Prefeitura para agradecer pessoalmente o serviço prestado.
INVERNADINHA
Na Invernadinha, as equipes trabalham na readequação da estrada e já foram concertadas quatro pontes nesta região. Zeferino Sevald, morador desta localidade há 52 anos, comenta que a via não recebia melhorias há bastante tempo. “Fazia oito anos que a gente não recebia nada, então tínhamos bastante dificuldade. O nosso município é tão grande e todas as estradas estavam deterioradas e nós temos que ter paciência porque a Prefeitura vai chegar em todos os lugares”.
PRÓXIMOS SERVIÇOS
“Na semana que vem, nossas equipes vão se concentrar na readequação de estradas na Invernadinha, Rio do Couro e na estrada entre Rio Corrente, Pedra Preta e Monjolo”, adiantou Anselmo. Até agora, foram realizadas seis mil viagens de cascalho e os caminhões da Prefeitura já rodaram 200 mil km. As próximas localidades a serem atendidas com a reconstrução de pontes são Pinho de Cima e Linha E do Itapará.