Jonas Laskouski, com Bruno Banhuk
Guarapuava – O chamado foi feito dias antes do último final de semana e vários integrantes do grupo de aventuras Guarapuava Adventure entenderam e atenderam o recado.
Encabeçados por Bruno Banhuk e Moacir Cruz, os voluntários se reuniram e fizeram acontecer. Quem relata é o próprio Bruno.
SEU GETÚLIO
"Então, o local é a Cachoeira dos Turcos, ou melhor, a Cachoeira do seu Getúlio. Getúlio é o proprietário da chácara que dá acesso a cachoeira. Seu estilo sofrido, por ser um senhor que trabalha na roça, fica evidente em seu rosto, e ele possui um amor muito forte com a cachoeira. Sendo assim, nós amigos adotamos esse nome para a cachoeira, uma forma de agradecimento e reconhecimento".
A CACHOEIRA
"Essa cachoeira é visitada por muitas pessoas o ano inteiro – pessoas da região, do Turvo, de Guarapuava e outros, que vem curtir o domingão. Pelo fato do seu Getúlio não cobrar entrada, as pessoas se acham no direito de entrar extravasar, beber a mais, e consequentemente, deixar seus rastros por lá, como o lixo, a depredação em árvores, a pesca e a caça".
"Essa cachoeira é a mais cobiçada por nós aventureiros para a prática de rapel, sendo assim desfrutamos de muita adrenalina no local, de momentos alegres, e de uma paz que só lá nos traz…"
A IDEIA
"Nos últimos dias de verão deste ano [no começo do ano], presenciamos algumas cenas feias de se ver… pessoas com som alto, lixo por todo lado, pessoas cortando árvores para fazer fogo, etc. Aí resolvemos agora, no início do calor, fazer uma atitude bacana que confrontasse essa realidade vivida. Vamos fazer um mutirão de limpeza do local, limpeza de trilha, e ainda, colocar placas indicativas e de conscientização para que as pessoas possam contemplar essa maravilha que é a cachoeira".
"Fizemos placas de alerta para o risco de afogamento e de queda, placas sobre a questão do lixo – por lá ser uma área rural e não haver coleta de lixo. Então cada visitante tem de se responsabilizar pelo seu lixo produzido, que é trazer pra casa e não deixar nada lá".
"O grupo Guarapuava Adventure juntou esforços e fez acontecer. Também teve ajuda da Comercial Ivaiporã que doou tinta, pincel, solventes… Algumas pessoas ajudaram com dinheiro, outras com mão de obra, e com isso a ação foi um sucesso…"
"E o que ganhamos com isso? O respeito do seu Getúlio, o qual não conseguia esconder suas lágrimas nos olhos, a gratidão de uma pessoa que passou a vida inteira na roça, a qual jamais conseguiria fazer aquilo por conta própria, mas principalmente, saber que essa ação pode desencadear outras, para outros lugares, para outras comunidades, outros atrativos. Enfim que outras pessoas possam seguir o exemplo, e fazer acontecer!"
Dá um confere no vídeo feito durante a ação e claro, se quiser se juntar ao grupo, eles estão no Facebook. O Guarapuava Adventure é um dos grupos mais ativos da região, sempre promovendo ações que vão de encontro à conscientização ambiental, com muita adrenalina, diversão e claro, aventura.