Da Redação
Guarapuava – Fenômenos naturais como períodos de estiagem, excesso de chuvas, geadas, penalizam as pastagens das pequenas propriedades rurais e se transformam num pesadelo para o agricultura familiar, principalmente. A falta de alimento compromete o desenvolvimento do rebanho e causa prejuízo financeiro no final do mês.
A solução para esse problema está na estocagem de feno, feito com pastagem seca e rico em fibras. “É um alimento indispensável na criação de bezerras, fazendo com que elas desenvolvam mais capacidade e profundidade digestiva. É também importantíssimo para vacas no pré-parto, mantendo o rúmen cheio depois que elas parem, prevenindo, por exemplo, o deslocamento do abomaso, que se ocorrer, gera sérios riscos à saúde do animal”, explica o médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo, Paulo Daniel Del Mouro Filho.
Porém, o custo da hora máquina impede que o agricultor produza o feno. Mas em Guarapuava, o que poucos sabem é que há maquinário disponível e sem qualquer custo ao agricultor. A Secretaria de Agricultura e Turismo de Guarapuava disponibiliza máquinas agrícolas para o uso das comunidades rurais do município.
Mário Poczynek, mora no distrito de Guairacá e há muito tempo desejava produzir feno na propriedade, mas os custos inviabilizavam a produção. “Se fôssemos utilizar a máquina de maneira independente, teríamos o custo do aluguel, que não é barato. Agora, com a ajuda da secretaria, é possível produzir. Isso é muito bom”.
A esposa de Mário, Mara, também está satisfeita. “No sistema de pastagem, você perde grande parte da produção se não estocar o alimento. Com o feno não temos perca e garantimos alimento para as épocas difíceis”, comenta.
Segundo o secretário municipal de Agricutura e Turismo, Itacir Vezzaro, a Secretaria dispõe de três conjuntos de enfenadeiras para atender o produtor rural, que podem ser divididas entre as comunidades. Além de três tratores para auxiliar no uso desses conjuntos. “Para usá-las, basta a comunidade, via associação, se reunir e solicitar o serviço na secretaria municipal de agricultura”, Além de incentivos na infraestrutura das propriedades, a Secretaria investe também em outras áreas, como a sanitária, com vacinação gratuita para o rebanho, e disponibilização de material para o melhoramento genético.