22/08/2023
Geral Guarapuava

Guarapuava dá as boas vindas à primavera com flores ainda do inverno

imagem-142558

Da Redação

Guarapuava  –  Com um calor de 31 graus e Sol a pino, o guarapuavano dá as boas vindas à primavera, a estação das flores. O início começará às 17h02 desta sexta (22), e terminará em 21 de dezembro quando chegará o verão.

Prometendo, teoricamente, ser uma temporada de clima mais ameno, os dias se seguem com temperaturas altas. De acordo com o Instituto Simepar, uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul nesta sexta feira, mas só induz uma maior instabilidade até algumas regiões de Santa Catarina. No Paraná o tempo ainda não muda e segue estável, sem chuva e com temperaturas elevadas em todas as regiões paranaenses. Mais uma vez Guarapuava e Região terão baixos valores de umidade relativa do ar que, em Guarapuava na tarde de hoje é de 26%.

O ClimaTempo, porém, prevê pancadas de chuva  neste sábado (23), de apenas 6 milímetros, subindo para 13 mm no domingo e se mantendo em 5 mm na segunda (25) e terça (26).

Mas em temporada de flores como rosas, gérberas, violetas, orquídeas, lírios, tagetes, cristas-de-galo, sálvia e outras, Guarapuava ainda continua com poucas espécies, típicas do inverno. De acordo com o engenheiro florestal da Secretaria Municipal do Meio ambiente, Saulo Kruger, a substituição nos canteiras centrais, principalmente, da Avenida Manoel Ribas, acontecerá após o dia 16 de outubro, com novo projeto paisagístico. O Parque do Lago, que encanta com as cerejeiras durante alguns de inverno, recebeu mudas de pitanga, árvore nativa, na manhã desta sexta (22). A entrada principal de acesso à Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, terá alguns pés de ipês substituídos por outras da mesma espécie.

Uma atração à parte, o Jardim Europeu, localizado às margens da BR-277, anexo ao Parque das Araucárias, ainda mantém algumas flores de inverno, mas, na segunda quinzena de outubro, ganhará mudas de tagetes, celosia, crista de galo e sálvia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.