22/08/2023


Geral Paraná

Simepar alerta para temporais no Paraná, na madrugada desta segunda

imagem-143103

Da Redação

Guarapuava – O Instituto Simepar divulgou alerta sobre a possibilidade de temporais neste domingo (1º), no Paraná. De acordo com o Instituto, durante o domingo um sistema frontal intensifica-se, originado a partir de uma frontogênese e aprofundamento rápido de um cavado em superfície, sobre o sul do Brasil e aumenta muito as taxas de instabilidade atmosférica nos três Estados. No Paraná, o tempo permanece estável na maior parte do dia, mas a partir da tarde já são esperadas rajadas de vento mais persistentes por causa do tempo abafado e da aproximação da frente fria.

E há um alerta: a mudança do tempo é repentina nas regiões paranaenses. Entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda (02) áreas de instabilidade, associadas à esta nova frente fria, provocam pancadas fortes de chuva acompanhadas de muitos raios a partir dos setores Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná, com deslocamento muito rápido para as demais áreas do Estado. Assim, são esperados temporais em praticamente todas as regiões nesta virada do dia 1º para o dia 02 de outubro.

Destaque para a velocidade de deslocamento do sistema frontal, que pode "potencializar" uma maior severidade dos eventos meteorológicos. Há risco de rajadas de vento forte, inclusive em áreas urbanas. E existe chance de queda de granizo em algumas localidades, principalmente na zona rural.

O Simepar sugere o acompanhamento dos boletins da previsão do tempo e no site do órgão e nos perfis nas redes sociais, pois avisos e alertas meteorológicos mais específicos, com maior nível de detalhamento, podem ser emitidos nas próximas 24 horas. 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo