Da redação – Começa na próxima segunda-feira (22) a vacinação contra a gripe A (H1N1) para as gestantes (até 21 de maio), bebês e pessoas com doenças crônicas (até 2 de abril). Não será exigido atestado médico. As doses serão dadas nas unidades de saúde dos municípios.
São considerados doentes crônicos: obesos mórbidos, asmáticos, doentes neuromusculares com comprometimento da função respiratória, imunodeprimidos por uso de medicação ou doenças crônicas, diabéticos, portadores de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, pacientes com terapêutica com salicilatos, portadores de síndrome clínica de insuficiência cardíaca, portadores de cardiopatias, hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatas isquêmicos, hipertensivos com disfunção ventricular, cardiopatas congênitos cianóticos e acianóticos, e ainda miocardiopatas e periocardiopatas.
Os bebês e doentes crônicos deverão tomar duas doses – a segunda deve ser tomada 30 dias depois da primeira. Para tomar a vacina, é preciso levar um documento de identificação e a carteirinha de vacinação. Ontem terminou a primeira fase da vacinação, cujo público alvo foram os profissionais de saúde (que terão contato direto com os doentes) e os índios.
Fonte e foto: Paraná Online