Da Redação
Guarapuava – Uma nova polêmica pode tomar conta da Câmara de Vereadores de Guarapuava nesta terça feira (07). Na surdina, pode entrar em votação o projeto de Emenda à Lei Orgânica 04/2017, proposto pelo atual presidente do Legislativo, João do Napoleão, e que prevê a reeleição dos membros da Mesa. Caso seja aprovado, o atual presidente pode concorrer à reeleição em 2018 e se manter na presidência por mais dois anos.
Napoleão já havia tentado a aprovação da emenda em agosto, porém desistiu no dia 28 daquele mês, pois não tinha o número suficiente de votos para a aprovação. (LEIA MAIS AQUI SOBRE O CASO)
O projeto ainda não consta na Ordem do Dia desta terça, mas a movimentação nos bastidores da Câmara é intensa para que ele esteja na pauta de discussão e votação ainda hoje.
De acordo com consulta realizada pela RSN em agosto deste ano, a maioria dos vereadores se manifestou contrária à reeleição dos membros da Mesa Executiva. Do total de 19 votos possíveis, Napoleão precisava de 14 favoráveis. Porém, nove vereadores se manifestaram publicamente contrários à reeleição.
VEJA A LISTA DOS CONTRÁRIOS, EM AGOSTO
- Marcelinho;
- Jabur do Motocross;
- Samuca;
- Professor Serjão;
- Professora Terezinha;
- Luiz Juraski;
- Valdemar Calixtro;
- Rodrigo Crema;
- Dedo.
Nos corredores da Câmara, o comentário é de que alguns dos vereadores contrários em agosto, podem mudar o voto e auxiliar na aprovação da emenda de Napoleão nesta terça.
O PARÁGRAFO POLÊMICO
O parágrafo polêmica da emenda proposta por João do Napoleão se concentra, principalmente no parágrafo único do artigo 21, que diz o seguinte:
Art. 21…
“§ 1º O mandato da mesa será de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição de seus membros para todos os cargos da mesa para o biênio imediatamente subsequente na mesma legislatura.”
A sessão desta terça feira inicia às 18h.