Guarapuava ganha o Centro de Reprodução Assistida, pioneiro na região, unindo sensibilidade, ética, inovação científica-tecnológica, e, principalmente, a realização de sonhos de muitos casais que enfrentam dificuldade para ter filhos.
Idealizados pelo ginecologistas e obstetras Helio Delle Júnior e Ricardo Ditzel Delle Done, o Centro oferece o que há de mais avançado desde o diagnóstico, tratamento da infertilidade, e preservação da fertilidade humana.
De acordo com Hellio Done Júnior, que atua em Guarapuava há mais de 30 anos, conta que o empreendimento surgiu para suprir um vácuo existente em Guarapuava e na região na área de medicina reprodutiva.
“Estou em Guarapuava há mais de 30 anos praticando ginecologia-obstetrícia, e sentia dificuldade por não oferecer esses tratamentos. Agora, as pessoas não precisarão se deslocar até grandes centros para realizar o sonho de ter filhos”. Para o médico Ricardo Ditzel Delle Done, o objetivo foi trazer essa tecnologia para a cidade onde nasceu. “Queremos compartilhar esse conhecimento”, afirmou.
Segundo Hellio, a infertilidade acomete homens e mulheres. Nas mulheres, as causas vão desde problemas como obstruções ou lesões das trompas de Falópio, anomalias uterinas e cervicais ou problemas ovulatórios, doenças como endometriose, menopausa precoce e ainda o fator da idade superior a 35 anos. No caso dos homens, são alterações nos testículos, obstrução de dutos, patologias na próstata, alterações na ejaculação ou ereção, e alterações no esperma. Há também as causas mistas ou combinadas, nas quais os dois membros do casal são responsáveis, ou ainda não há nenhuma causa identificável. Todos esses distúrbios que prejudicam a fertilidade encontram tratamentos no novo centro de reprodução assistida, por meio de métodos de menor e de maior complexidade.
O lançamento do empreendimento será às 19h desta terça feira (24), no Spazio Vecchia, em Guarapuava.