A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), deve instalar novos radares em diversos pontos da cidade nos próximos 60 dias. A informação foi repassada ao Portal RSN pelo gerente de trânsito Adalberto Campos, na manhã desta quarta feira (16). De acordo com ele, a instalação dos equipamentos ainda está em fase licitatória.
A medida deve afetar diversos pontos críticos do trânsito na cidade, prevendo a instalação dos equipamentos em avenidas e ruas de grande incidência de ultrapassagem de limite da velocidade permitida. Para Adalberto, a ação tem como intuito educar o motorista guarapuavano sobre a velocidade das vias.
“Sabemos que não vai ser uma medida simpática para a população. O motorista não gosta de radar, mas é uma maneira de educá-lo também. Ele vai passar e ver o radar, saberá que se passar com excesso de velocidade, vai cometer uma infração e será penalizado por isso. Então, ele vai se educando”.
De acordo com o gerente de trânsito municipal, a principal ideia é transformar a cultura do motorista de dirigir acima da velocidade permitida. Os radares devem auxiliar a criar um novo hábito de fiscalização e monitoramento pessoal do condutor.
“A partir do momento que ele começar a aprender a andar devagar, ele vai ser educado. Ele passa hoje no radar devagar, e logo, em outras ruas, ele também vai aprender a andar devagar. Isso é importante. Já temos estudos e já temos contagem de veículos nos pontos onde vamos instalar nossos radares”.
A princípio, Adalberto informou que a Setran prevê a instalação de 20 novos radares, sendo que tal número pode ser alterado para mais ou para menos. Com o andamento do processo licitatório, dentro dos próximos dois meses, as instalações devem ser concluídas. Conforme indicação do gerente de trânsito, alguns pontos já estão mapeados para receberem os equipamentos. São eles: o prolongamento da rua XV de Novembro, a avenida Manoel Ribas, a Brigadeiro Rocha, a avenida Pref. Moacir Júlio Silvestre, a rua Prof. Becker e Comendador Norberto.
Após a instalação, todos os novos pontos de radares serão devidamente sinalizados. Embora Adalberto destaque que a sinalização em locais com esses equipamentos não seja obrigatória.
“O Código de Trânsito Brasileiro não exija que você coloque toda essa sinalização para o radar. Mas, mesmo assim, é uma orientação do nosso prefeito, que seja uma sinalização forte, para que ninguém possa dizer que estão tentando arrumar uma multa para ele. É um ponto que é para disciplina. Costumamos brincar que é só boicotar: boicotar nossa secretaria, boicotar a prefeitura e não cometer infração. Só andar no limite”, destacou Adalberto.
SEMÁFOROS
Além dos novos radares, o gerente de trânsito declarou estar previsto também a instalação de novos semáforos em pontos críticos da cidade, que ainda serão definidos.
“O semáforo ele é um disciplinador, nada mais faz do que manda parar e manda seguir, ele não evita que você corra, até porque muitos motoristas avançam o sinal vermelho e se envolvem em acidentes mais sérios. Além disso, teremos neles também os ‘furões’, que são as câmeras nos semáforos. Se o motorista passar o sinal vermelho, ele é filmado e receberá uma multa”.
De acordo com a Adalberto, o intuito de todos os investimentos e fiscalizações no trânsito guarapuavano são realizados buscando um trânsito mais seguro e humano, onde cada um respeite o limite e o espaço do outro.