22/08/2023


Guarapuava Saúde

São Vicente recebe homenagem por desempenho em captação de órgãos

Reconhecimento foi evidenciado em evento na capital do Estado

sao-vicente-de-paulo-guarapuava-2

Profissionais do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, foram homenageados em solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na última quinta feira (7). O reconhecimento é resultado do desempenho profissional da equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Instituição.

Enfermeiras Elaine Ramos e Katielli Marcon representando a equipe do Hospital (Foto: Ascom)

Somente neste ano, de acordo com a enfermeira Katielli Marcon, responsável pelo núcleo de segurança ao paciente, a equipe Cihdott do Hospital realizou, de janeiro a julho, 67 doações de pacientes com o coração parado, resultando em doações de córneas, e quatro doações de múltiplos órgãos, todas com 100% de aceite.

De acordo com a assessoria da Hospital, a homenagem vem para selar o reconhecimento pela competência e comprometimento da equipe em ajudar famílias que perderam seus entes queridos, transformando a tristeza em esperança de vida para as pessoas que receberam órgãos.

A boa atuação profissional do Hospital São Vicente vem ao encontro de números positivos também a nível estadual. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Paraná alcançou o primeiro lugar em doação de órgãos para transplantes no Brasil, contabilizando um índice de doações de 44,2 % por milhão de população, entre janeiro e março de 2018. Na solenidade em Curitiba, a governadora Cida Borghetti (PP) participou do evento e comemorou os bons números.

“Este trabalho prioriza a continuidade da vida e a transmissão de amor e afeto. Nada seria possível se não através do calor humano e da determinação do Governo do Estado em priorizar ferramentas e dar condições necessárias de trabalho aos gestores públicos e equipe técnica. Não tenho dúvida que o Paraná continuará liderando, pois temos pessoas comprometidas com esta causa”.

O evento reuniu ainda 100 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, técnicos, entidades e representantes do Centro Estadual de Transplantes e Comissões Intra-Hospitalares.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo