22/08/2023


Guarapuava Segurança

Pelo menos cinco presos fogem da cadeia, em Guarapuava

Fuga ocorreu no início do manhã desta quinta feira (12); nomes e imagens dos presos ainda não foram divulgados

cadeia-guarapuava

Pelo menos cinco presos fugiram da Cadeia Pública de Guarapuava no início da manhã desta quinta feira (12). O número oficial de presos que conseguiram fugir ainda não foi confirmado pela carceragem. A polícia precisou realizar disparos para conter a ação e evitar a fuga de mais de presos.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Rubens Miranda Júnior, os presos conseguiram fugir através de um buraco no prédio da cadeia. Na ação, eles ainda danificaram uma câmera de segurança para dificultar a identificação dos envolvidos na fuga. Os nomes e imagens do foragidos devem ser divulgados em breve.

Ainda de acordo com o delegado, atualmente, a cadeia está com aproximadamente 370 presos, enquanto a sua capacidade é para 166. As tentativas no cadeião são constantes e a mais recente ocorreu no final de junho, quando presos tentaram escapar através da área usada para banho de sol. Na época, também foram feitos disparos de arma de fogo para conter a ação. Quem mora na região, localizada em uma das áreas centrais de Guarapuava, convive com o medo, inclusive, de balas perdidas.

CASA DE CUSTÓDIA

Demanda antiga do setor de segurança, a transferência da Cadeia Pública e a criação de uma Casa de Custódia em substituição ao local foi autorizada pela governadora Cida Borghetti, em junho deste ano. Entretanto, os próximos passos para a instalação deste local, que deverá ser próximo a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), depende da doação de um terreno por parte da administração municipal, cedendo o espaço para a construção da Casa. Com a construção, a carceragem, localizada no Centro, será demolida.

Ainda não há informações oficiais de quando a Prefeitura de Guarapuava realizará a doação oficial do terreno.

Leia também: Governo apresenta novo projeto para a Casa de Custódia em Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo