22/08/2023


Guarapuava Saúde

Em Guarapuava, pacientes com problemas oftalmológicos recebem óculos

Usuários do SUS recebem o auxílio a partir do Programa Municipal de Órtese e Prótese, com apoio do Governo Federal

programa de ortese e protese (15)

Programa municipal teve início há três meses (Foto: Secom)

Usufruir de um atendimento oftalmológico de qualidade, de forma gratuita. Essa é uma realidade dos pacientes guarapuavanos que, por meio do Programa Municipal de Órtese e Prótese, da Secretaria de Saúde, com o apoio do Governo Federal, recebem o serviço, que possibilita, ainda, a escolha da armação do óculos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), nessa terça feira (24), pacientes passaram por exames para receber seus óculos gratuitamente, por meio dessa iniciativa local, responsável por oferecer à população maior qualidade no tratamento de causas oftalmológicas.

Segundo o secretário de Saúde, Celso Góes, o procedimento é simples: os pacientes passam por uma consulta com um médico oftalmologista cadastrado pelo SUS. Com a receita das lentes em mãos, comparecem até a Secretaria de Saúde onde são atendidas por um profissional técnico em óptica que faz o ajuste da armação e das lentes.

“Desde que o programa iniciou, há três meses, já atendemos 145 pacientes em Guarapuava. Trinta dias após a consulta e a escolha da armação, o paciente volta para casa com óculos e lentes novos e de qualidade”, ressaltou o Celso Góes, acrescentando que, além dos óculos, o programa oferece à população próteses oculares e lentes esclerais.

(Foto: Secom)

Ainda segundo informações da Secom, para participar do Programa Municipal de Órtese e Prótese é necessário ter o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à residência, solicitar uma consulta com um oftalmologista da rede pública de saúde e possuir a receita médica. Posteriormente o paciente deverá comparecer a Secretaria de Saúde portando a receita médica, documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo