O projeto Samu Ativo, uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Secretaria de Educação e Cultura, está próximo de concluir o trabalho de capacitação de professores e funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil de Guarapuava (CMEIs) realizado neste ano. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), até a próxima quinta feira (25), os CMEIs Palmeirinha e Entre Rios vão receber a equipe de instrutores, finalizando o cronograma estabelecido para 2018.
Segundo a coordenadora do Samu, Priscila Martins, o objetivo principal do projeto é capacitar os profissionais sobre situações de risco nos CMEIs, como engasgamento, crise convulsiva, insuficiência respiratória, entre outras. Além da capacitação, os Centros receberão uma cartilha ilustrada do conteúdo aplicado durante o projeto e os telefones úteis para casos de emergência, como o 192, do Samu.
“A capacitação envolve palestras e demonstrações práticas. A interação com os profissionais foi excelente. Eles tinham dúvidas e conseguimos saná-las. A partir do momento que você deixa de ser leigo nessas questões, as chances de sobrevida são de quase 100%”, concluiu a coordenadora.