A torcida do Colégio Aliança, em Guarapuava, está sendo grande para a aprovação dos alunos Gabriel Leopolski, Gustavo Probst e Guilherme Cunico para a fase internacional da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Os estudantes do primeiro ano do ensino médio já passaram por duas fases do concurso e, agora, aguardam o resultado da terceira etapa, que aconteceu em Curitiba no último final de semana. Foram sete horas de prova.
Durante a primeira fase, as questões foram de múltipla escolha e realizada no próprio colégio. A segunda fase foi composta por questões abertas realizadas em escolas polos que se disponibilizam para a aplicação. Passando nestas duas fases, os alunos que alcançaram a maior nota foram classificados para a terceira fase, em que as questões são experimentais e teóricas.
A OBF é realizada pela Sociedade Brasileira de Física (OBF), com apoio do CNPq, e visa estimular o interesse pela física, além de aproximar o universo acadêmico do ensino médio e identificar estudantes talentosos nesse campo, estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.