O cenário militar de Guarapuava passará por mudanças nos próximos dias. O tenente-coronel Mário Jorge Alves Lopes, atual comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), e o coronel Ricardo Facó de Albuquerque, comandante do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), irão entregar os comandos das instituições. O primeiro a deixar a posição será Mário Jorge, no dia 20 deste mês. Já Facó deixará o comando em janeiro de 2019.
Mário Jorge entrega o comando do 16º BPM após ter ficado pouco mais de um ano à frente da instituição. Ele passou a responder pelo Batalhão em setembro de 2017, na época, substituindo o então coronel Erich Wagner Osternack. Mário Jorge veio a Guarapuava transferido de Curitiba.
Segundo informações da Polícia Militar, quem assumirá o comando do Batalhão é o tenente-coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, da capital paranaense. A troca de comando na instituição é uma prática da Polícia Militar e acontece conforme o interesse do Comando Geral.
26º GAC
No caso do Grupo de Artilharia de Campanha, o comando da instituição será assumido pelo tenente-coronel Kensei Arashiro. Facó deixa a instituição após dois anos à frente do 26º GAC.