22/08/2023
Agronegócio

Leilão vende 500 animais e arrecada R$ 320 mil

Da redação (com Rodrigo Mello) – Perto de 500 animais foram comercializados no Leilão de Gado Geral realizado no domingo (6), nas dependências do Centro de Tradição Gaúchas Cesteadas dos Tropeiros, pela Sociedade Rural de Mangueirinha. Com a participação de agropecuaristas dos municípios de Palmas, Honório Serpa, Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Pato Branco, Coronel Vivida, Chopinzinho, Realeza, São João e Candói, os valores comercializados chegaram a R$ 320 mil, e foram garantidos pela qualidade dos animais apresentados. "Ficamos surpresos com a participação dos agropecuaristas da região e  esperávamos que o volume de negócios fosse grande. Já estamos estudando a possibilidade de fazermos outros leilão", afirma o presidente da Sociedade Rural do Mangueirinha, João Denardin.
Para o presidente do conselho de Sanidade Agropecuária, o médico veterinário da Associação, Aluísio Torres do Nascimento Filho, o sucesso deve-se principalmente a sanidade e a qualidade genética dos animais apresentados. "Todos os animais já estavam vacinados. Então não houve problemas com a documentação, e consequentemente foram aprovados e vendidos. Isso  prova de que o mercado está aceitando os animais de boa qualidade, com belas características e bom ganho de peso", avaliou.
Além disso, o leilão contou com o apoio logístico da Administração Municipal, que além de oferecer pessoal para atender os agropecuaristas na expedição de Notas de Produtor e Guia de Transporte de Animais (GTA), também preparou o local. "Ficamos muito agradecidos a Administração  pelo apoio que tem nos dado", afirma Denardin. Ele lembrou em 2009, a Administração Municipal reformou as mangueiras para a acomodaão dos animais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.