22/08/2023



Educação Guarapuava

Terminam neste domingo (3) as inscrições do ProUni

Em Guarapuava três instituições de ensino superior da rede privada estão ofertando bolsas integrais e parciais (50%) para o primeiro semestre letivo de 2019

28-11-fies-e-prouni-devem-passar-por-modificacoes-no-proximo-ano

(Foto: Divulgação)

Terminam neste domingo (3), as inscrições no Programa Universidade Para Todos (ProUni), do governo federal. Em Guarapuava três instituições de ensino superior da rede privada estão ofertando bolsas integrais e parciais (50%) para o primeiro semestre letivo de 2019. O Centro Universitário Campo Real, e as Faculdades Guairacá e Guarapuava disponibilizam 330 bolsas no total, incluindo ofertas para cotas e ampla concorrência. A consulta pública das bolsas e dos cursos ofertados por cada instituição pode ser feita pelos estudantes no site do ProUni.

Podem se inscrever candidatos brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Enem 2018 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e nota superior a zero na redação. Para concorrer às bolsas integrais o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, como exigência do Programa, os estudantes devem satisfazer a pelo menos uma das seguintes condições para participar do programa: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo