A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mobilizou equipes para atenderem Guarapuava na 14ª edição da Operação Serra Segura. O objetivo dos policiais foi conscientizar motoristas e proprietários sobre a importância da manutenção dos veículos, para evitar acidentes causados por defeitos mecânicos.
Quatorze policiais da delegacia de Ponta Grossa e da Superintendência de Curitiba estiveram nas rodovias de Guarapuava nessa terça (19) fiscalizando veículos, motoristas, notas fiscais e cargas, enquanto equipes de mecânicos faziam inspeções em itens de segurança como sistemas de freios, iluminação, sinalização, suspensão e direção. De acordo com a PRF, somente nessa edição da Operação Serra Segura, foram 121 veículos fiscalizados, sendo que 47,8% apresentaram algum tipo de problema.
Os principais defeitos foram em pneus (28,4%), sinalização (14,9%) e descarga livre (13,4%). Foram recolhidos 34 CRLVs para regularização e nove veículos foram retidos por apresentarem problemas de segurança ou de documentação. As falhas nesses sistemas podem causar acidentes graves.
Durante o andamento da fiscalização, os motoristas e passageiros foram convidados a assistir uma breve palestra sobre segurança no trânsito, sendo que 48 pessoas participaram da campanha educativa. Os viajantes também puderam passar por exames básicos de saúde durante a Operação.