22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Voluntários da Guairacá prestam serviço no GSV em Guarapuava

Estudantes são capacitados para atendimento voluntário

foto GSV

Em Guarapuava, um grupo de voluntários vem lutando contra altos índices de suicídio, prestando apoio emocional à população para prevenção de suicídios.

O GSV (Guarapuava Salvando Vidas) atua nos mesmos moldes do CVV (Centro de Valorização da Vida), que tem ajudado pessoas pelo país todo, conforme apontou o coordenador do grupo, Arthur Antônio Mondin.

“O suicídio é um dos problemas mais sérios da atualidade, em qualquer lugar do mundo. O voluntário do GSV é alguém que se dispõe a conversar com quem está triste, precisando desabafar ou que realmente está pensando em suicídio”.

(Foto: Ascom)

No ano passado ocorreu a primeira capacitação de voluntários do GSV na Faculdade Guairacá. Agora, outra turma passa por capacitação, por meio de uma parceria com a instituição.

“Nós já temos voluntários que estão atendendo no chat nas sextas feiras, sábados e domingos. Nós estamos iniciando esse curso para ampliarmos o número de voluntários, para prepará-los para ouvir melhor as pessoas, e também, para estendermos os dias de atendimento”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, essa é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. O serviço de apoio está disponível no site.

“Esse espaço possibilita que a pessoa não se identifique e possa falar livremente. A solidão é um problema do mundo todo e acaba muitas vezes gerando a depressão. E a depressão, muitas vezes, leva ao suicídio. Então, o trabalho de prevenção começa evitando a solidão”.

O GSV está funcionando em Guarapuava desde o dia 8 de março.

(Imagem: Guarapuava Salvando Vidas)

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo