22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Balé Teatro Guaíra faz turnê para celebrar 50 anos

Guarapuava recebe a apresentação no dia 5 de julho a partir das 20h

teatro guaira

(Foto: Cayo Vieira/AEN)

Em comemoração aos 50 anos o Balé Teatro Guaíra viaja para sete cidades paranaenses com um repertório que contempla os maiores sucessos de sua história. As apresentações começaram nessa sexta (17) e seguem até agosto.

Em Guarapuava a apresentação será no dia 5 de julho no Teatro Municipal a partir das 20h. A entrada é gratuita. O Balé vai apresentar três coreografias na turnê pelo Paraná: O Segundo Sopro, Trânsito e Carmen. A cidade de Guarapuava recebe a peça ‘O Segundo Sopro’. Em todas as cidades também haverá oficinas técnicas e artísticas gratuitas para a população.

A oficina técnica tem carga horária de 30 horas e aborda temas como iluminação e sonorização. A metodologia foi criada pelos profissionais do Teatro Guaíra e tem o objetivo de capacitar mão de obra para trabalhar em espetáculos culturais variados. Há atividades teóricas e práticas e os inscritos participam da montagem dos balés.

A oficina artística terá 9 horas de carga horária e será composta por aulas de balé e aprendizagem de parte da coreografia de Carmen. As inscrições devem ser feitas diretamente nas secretarias municipais de Cultura de cada cidade e há 20 vagas para a oficina artística e 30 para a técnica. As atividades acontecem nos dias que antecedem os espetáculos.

Os alunos recebem ao final do curso um certificado de participação chancelado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. O Balé se apresentou nessa sexta feira (17) em Ponta Grossa, às 20h, no Cine Teatro Ópera, a peça Carmen. Depois, segue para Campo Mourão (24), Cascavel (31), Maringá (7), Guarapuava (5/07), Paranaguá (26/07) e Foz do Iguaçu (2/08).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.