22/08/2023



Cotidiano Economia Educação Guarapuava

Profissão de Barbeiro oferece boas oportunidades no mercado de trabalho

Curso de Barbeiro do Senac Guarapuava tem previsão de início para o dia 11 de junho

Fernando ex-aluno

(Foto: Ascom)

Retorno imediato e rápida inserção no mercado de trabalho. Essa é a realidade encontrada pelos alunos do curso de barbeiro do Senac PR. Com a mudança do perfil das barbearias e aumento vertiginoso no número de casas especializadas, as vagas para profissionais qualificados não são poucas.

Outro fator relevante para o setor é o aumento do consumo masculino, portanto é importante estar preparado para receber essa parcela da população. Pensar a diversidade de necessidades para atender todos com qualidade ou, quem sabe, focar em um grupo específico da população pode ser o caminho para o sucesso.

PERFIL DO PÚBLICO

O público masculino tem sido uma boa surpresa para o mercado de beleza e estética. Os homens estão mais vaidosos, preocupados com marcas de expressão, redução de medidas abdominais, procedimentos de rejuvenescimento e cuidados com cabelo e barba.

São clientes fieis, que gastam mais quando gostam do serviço e indicam o estabelecimento com boas recomendações à família e aos amigos. A manutenção da barba e das unhas tem atenção especial do público masculino. Uma boa oportunidade para aproximação com o cliente, visto que a constância do serviço cria rotina de frequência no ambiente.

(Foto: Ascom)

O CURSO

O curso de barbeiro do Senac PR tem carga horária superior a 140h, divididas entre teoria e muita prática. Nas aulas teóricas, o aluno aprende sobre empreendedorismo, empregabilidade, biossegurança e gestão, todos diferenciais para a inserção no mercado, seja como funcionário ou dono do próprio negócio.

A parte prática inclui aproximadamente 90h, divididas em aulas diárias para otimizar o aprendizado e proporcionar ao aluno o maior tempo possível de contato direto com cliente. No Salão-escola do Senac eles atendem clientes reais e a média de cortes realizados por aluno durante o curso chega a 90.

“Essa experiência dentro de sala de aula permite que o aluno vá para o mercado mais confiante e com experiência”, destacou a instrutora do curso de barbeiro na unidade de Curitiba Centro, Danubia Wais Bento.

Fernando Aguiar foi aluno do Senac em uma das primeiras turmas do curso. Militar da Aeronáutica, ele estava à procura de uma nova área e sonhou com a profissão de barbeiro. Após o curso no Senac ele logo conseguiu emprego, trabalhou em barbearias referências no mercado em Curitiba e continua na área, onde pretende segui por toda a vida.

“Quando entramos na parte prática eu tive certeza de que era aquilo que eu queria fazer pelo resto da minha vida. O curso é muito bom, a parte teórica te dá uma boa base e a metodologia de ensino é excelente. Não existe um curso que te prepare tanto como o do Senac”, declarou Fernando.

(Foto: Ascom)

GUARAPUAVA

Para aqueles que desejam estar preparados para essas oportunidades, o curso de Barbeiro do Senac Guarapuava tem previsão de início para o dia 11 de junho. As aulas serão realizadas nas terças e sextas-feiras, das 19h às 22h. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site do Senac.

SERVIÇO

Senac Guarapuava
Endereço: Rua Padre Chagas, 3899
Telefone: (42) 3626-7500
Início Curso Barbeiro: 11 de junho de 2019
Aulas: terças e sextas, das 19h às 22h

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo