Terminam nesta segunda (10) as inscrições para professores que querem atuar como orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) na Unicentro em Irati e Guarapuava.
Os professores de Guarapuava vão desenvolver pesquisas com estudantes dos colégios estaduais Newton Felipe Albach e Padre Chagas. Já em Irati, a escola participante é a Trajano Grácia.
O programa é destinado a estudantes do Ensino Médio e é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao todo, são 50 alunos do Ensino Médio que participarem das atividades, nas mais diversas áreas do conhecimento. E a expectativa para o diretor de pós-graduação da universidade, Ricardo Miyahara, que também é orientador do programa, é que esse número cresça neste ano.
Para o professor, que é da área de Física, é essencial que o estudante tenha esse primeiro contato com a pesquisa o antes de entrar no ambiente acadêmico.
“O trabalho científico que a gente desenvolve desperta nos alunos um interesse que nos colégios muitas vezes eles não têm. Então, esse ambiente do laboratório, ambiente de pesquisa de ponta, é interessante que esses alunos tenham esse contato já no Ensino Médio para saber que essas atividades científicas, desenvolvimento tecnológico, novas pesquisas ou descobertas, podem acontecer desde o Ensino Médio”, defende Ricardo.