Por meio do programa do Departamento de Órtese e Prótese, da Secretaria de Saúde, em parceria com o governo federal, pacientes com problemas oftalmológicos podem receber óculos gratuitos em Guarapuava. O benefício é concedido para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A entrega ocorre em aproximadamente 30 dias, a partir da consulta com oftalmologista da rede pública. “Temos diversos pacientes, especialmente crianças, cuja vida mudou imediatamente para melhor depois de ter acesso aos óculos. A gama de serviços que o sistema municipal de saúde oferece é extremamente ampla”, ressaltou o secretário de Saúde, Celso Goes.
O PROGRAMA
De acordo com a assessoria, o programa está em funcionamento há mais de um ano. Além disso, é responsável por oferecer mais qualidade no tratamento de causas oftalmológicas.
“Desde o início das ações, em março de 2018, quase 500 pares já foram entregues. Além disso, o programa oferece próteses oculares e lentes esclerais”, explicou a coordenadora do programa de Órtese e Prótese, Márcia Faria Budeneck.
COMO PARTICIPAR?
Para participar, é necessário ter o cadastro atualizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência. Com a receita médica em mãos, a prescrição deve ser entregue na Secretaria de Saúde. Juntamente com os documentos pessoais (RG e CPF) e cartão SUS.
Além disso, o atendimento de um técnico em óptica auxiliará no ajuste da armação e das lentes. Depois, basta escolher o modelo entre uma variedade de opções infantis, masculinas e femininas. As medições e entregas são feitas mensalmente.
O Departamento de Órtese e Prótese fica na sede da Secretaria de Saúde, anexo à Urgência do Trianon, na Avenida das Dálias, nº 200, bairro Trianon.