22/08/2023




Cotidiano Guarapuava

Em menos de 24h, sete idosos morrem em Guarapuava

Frio provoca vasoconstrição e consequentemente, mais mortes por problemas cardiovasculares

violencia-idosos

(Foto: Arquivo/RSN)

Setes idosos que estavam doentes e acamados morreram em menos de 24h em Guarapuava. Os atendimentos foram feitos pelo Samu nas residências. De acordo com o coordenador médico do Samu, Rodrigo Lagos, no inverno e com as baixas temperaturas, as mortes em idosos aumentam.

“O frio provoca vasoconstrição. Com isso diminui o fluxo de sangue, e ocorrem mais mortes de origem cardiovascular”.

(Foto: Ilustração)

Além da vasoconstrição, Rodrigo Lagos lembra que Guarapuava é uma Região fria. E portanto, mais propicia para doenças respiratórias. Assim, no inverno aumenta a incidência de gripes seguidas de complicações e pneumonias.

“Cuidados como aquecimento do domicílio – para evitar grandes variações climáticas – e cuidados regulares com a saúde, ajudam a proteger os idosos”.

Os especialistas também alertam para os cuidados com a pressão arterial nessa época do ano, já que com a queda das temperaturas, a pressão se eleva.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo