*Reportagem com vídeos
O Salto São Francisco será palco para Jogos de Aventura e da Natureza. Por isso, com cinco meses de antecedência, Guarapuava lançou nesta sexta (23), a fase regional dos Jogos. O ponto será o Salto localizado na tríplice fronteira que inclui também os municípios de Turvo e Prudentópolis. De acordo com a Paraná Esportes, será entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro de 2020. A confirmação foi feita pelo secretário de Obras e de Turismo, de Guarapuava, Itacir Vezzaro.
Precisamos mostrar força. Porque o belo e a capacidade nós temos. Temos que nos unir para que Guarapuava, Prudentópolis e Turvo fiquem em evidência e o Governo do Estado passe a enxergar essa região com olhos diferentes.
Os Jogos criados pelo Governo do Paraná misturam natureza, esporte, aventura, turismo e cultura. Assim, a proposta pioneira no Brasil é uma ferramenta para estimular práticas esportivas, ao mesmo tempo em que evidencia as belezas do Estado. Dessa forma, atrai turistas e movimenta a economia de diversas regiões.
De acordo com o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a inclusão do Salto São Francisco na segunda etapa do Jogos é saudável. Pois, além de mostrar as belezas Região, promove a integração dos três municípios.
Para o prefeito de Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário, a iniciativa do Governo do Paraná resulta numa ação intersetorial, que vai contribuir para o desenvolvimento turístico da Região. Afinal, além do esporte e educação, os Jogos incrementam o desenvolvimento sustentável também no turismo.
Já o vice-prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler lembrou também que a parceria é de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo em Prudentópolis.
NO PARANÁ
Lançado em 23 de julho de 2019 pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior os Jogos de Aventura e da Natureza, reúne 29 modalidades esportivas. Neste ano, as disputas estão sendo em 26 municípios paranaenses.
Em Guarapuava, ainda não foram divulgadas quais modalidades serão disputadas.
Leia outras notícias no Portal RSN